O Google Ads é uma das ferramentas mais poderosas para gerar vendas e leads qualificados. Quando bem utilizada, ela pode ser o motor de crescimento de um negócio. No entanto, um pequeno deslize nas configurações pode transformar essa máquina de vendas em um ralo de dinheiro.
A verdade é que a maioria das contas de Google Ads que eu analiso comete os mesmos erros básicos, desperdiçando uma parte significativa do orçamento em cliques que nunca vão gerar resultados.
Neste artigo, listei os 7 erros mais comuns e caros para que você possa fazer um diagnóstico na sua própria conta e estancar o vazamento de dinheiro hoje mesmo.
Erro 1: Usar Palavras-chave Amplas Demais
Este é, de longe, o erro mais comum. Na ânsia de ter um grande volume de cliques, o anunciante usa palavras-chave muito genéricas.
- O Problema: Você vende um serviço de “consultoria de marketing para médicos” mas usa a palavra-chave ampla
consultoria de marketing
. Seu anúncio aparece para quem busca “consultoria de marketing para advogados”, “vagas em consultoria de marketing”, etc. Você paga por cliques completamente desqualificados. - A Solução: Dê preferência às correspondências de frase (ex:
"consultoria para médicos"
) e exata (ex:[consultoria de marketing para médicos]
). Elas te dão muito mais controle sobre para quem seu anúncio aparece, garantindo um tráfego mais relevante.
Erro 2: Não Negativar Palavras-chave
Tão importante quanto dizer ao Google para quais termos você quer aparecer, é dizer para quais você não quer.
- O Problema: Você vende sapatos, mas seu anúncio aparece para quem busca “conserto de sapatos” ou “vagas em loja de sapatos”.
- A Solução: Crie e alimente constantemente uma lista de palavras-chave negativas. Termos como
grátis
,como fazer
,download
,emprego
,concurso
,tutorial
são um bom começo para a maioria dos negócios.
Erro 3: Ignorar o Índice de Qualidade
Muitos acham que o leilão do Google é apenas sobre quem dá o maior lance. Errado. O Índice de Qualidade é uma nota de 1 a 10 que o Google dá para a relevância dos seus anúncios, palavras-chave e página de destino.
- O Problema: Seu Índice de Qualidade é baixo (ex: 3/10). O Google entende que seu anúncio é pouco relevante e, para compensar, te cobra mais caro por cada clique para que ele apareça.
- A Solução: Monitore seu Índice de Qualidade. Para melhorá-lo, garanta que sua palavra-chave apareça no texto do seu anúncio e que seu anúncio leve para uma página que fale exatamente sobre o tema pesquisado.
Erro 4: Não Acompanhar as Conversões
Anunciar no Google sem o acompanhamento de conversões configurado é como dirigir um carro à noite, na chuva e com o farol desligado.
- O Problema: Você vê que gastou R$500 e teve 200 cliques, mas não sabe dizer quais palavras-chave, anúncios ou públicos geraram vendas ou leads. Você otimiza sua campanha às cegas.
- A Solução: Antes de colocar R$1 em campanhas, instale a tag de acompanhamento de conversões do Google Ads no seu site. É a única forma de saber o que realmente funciona.
Erro 5: Enviar Tráfego para a Página Inicial (Homepage)
O usuário pesquisou por “tênis de corrida vermelho tamanho 42”. Ele clica no seu anúncio e cai na página inicial do seu e-commerce, com dezenas de categorias. A chance de ele ter paciência para procurar o produto exato é mínima.
- O Problema: A quebra de expectativa entre o anúncio e a página de destino gera frustração e aumenta sua taxa de rejeição.
- A Solução: Crie landing pages específicas para suas campanhas ou direcione o clique para a página mais relevante possível dentro do seu site. Se o anúncio é sobre o tênis vermelho, o clique deve levar para a página do tênis vermelho.
Erro 6: Anúncios Genéricos para Várias Palavras-chave
Dentro de um mesmo grupo de anúncios, você tem as palavras-chave “gestor de tráfego para e-commerce” e “agência de tráfego para lojas virtuais”, mas exibe o mesmo anúncio genérico para ambas.
- O Problema: O anúncio não cria uma conexão direta e forte com o termo que o usuário pesquisou, diminuindo a taxa de cliques (CTR).
- A Solução: Crie grupos de anúncios bem específicos. Quanto mais o texto do seu anúncio espelhar a palavra-chave que o acionou, maior será a relevância e o CTR.
Erro 7: Deixar as Configurações Padrão da Campanha
O Google quer que você anuncie. As configurações padrão são feitas para que você gaste seu orçamento o mais rápido possível, não necessariamente da forma mais eficiente.
- O Problema: Ao criar uma campanha de Pesquisa, o Google automaticamente marca a opção para incluir seus anúncios na “Rede de Display”. Isso significa que seus anúncios de texto começarão a aparecer em sites e aplicativos aleatórios, drenando sua verba com cliques de baixa qualidade.
- A Solução: Sempre revise as configurações avançadas. Para campanhas de pesquisa, desmarque a inclusão na Rede de Display. Crie campanhas separadas para cada rede.
Conclusão
Construir uma campanha lucrativa no Google Ads é um trabalho de atenção aos detalhes. Não são necessários “hacks” mirabolantes, mas sim uma base sólida. Comece fazendo um checklist desses 7 erros na sua conta. Corrigir apenas um deles já pode gerar uma economia significativa e melhorar seus resultados da noite para o dia.